domingo, 17 de abril de 2011

Pantera Historia e Trajetória



                                                   Fase: Glam Rock/ Hard Rock

A banda surgio por volta de 1981, faziam um som : Glam Rock/Hard Rock. Durante esta fase, o Pantera lançou três discos:
- Metal Magic - lançado em 1983
- Projects in the Jungle - Lançado em 1984
- I Am the Night - lançado em 1985
 Após o ano de lançamente do último album que selava a fase " Glam Rock/Hard Rock do Pantera, o integrante e vocalista Terry Glaze, teria sido informado sobre assinar com uma gravadora pertencente a Gene Simmons do Kiss, mas Terry rejeitou o contrato e foi mandado embora.
Chega 1987 e mudanças também, agora temdo como integrante e vocalista Phil Anselmo, a banda passou com isso a caminhar para um som mais pesado, seguindo agora uma fase: Hard Rock/ Heavy Metal, deixando o Glam Rock para o passado.

 
                                             Fase: Hard Rock/ Heavy Metal

Nesta nova fase e nova formação, a banda  lança o disco:
- Power Metal -  Lançado em 1988
Sendo este um sucesso, tendo mais peso no som e um vocal mais para a nova fase. Em 1989, Phil Anselmo apresenta aos outros membros da banda um cd do Slayer, em um encontro na casa de Rex, já começava aí as novas mudanças, então começaram a prepara um album que tornaria o clássico da banda, o tão conhecido: Cowboys From Hell, Com um som mais pesado ainda, com musicas rapidas, tendo como influência: na sonoridade: Black Sabbath, Judas Priest, o peso do: Slayer e com um vocal mais pro gutural, gritado e até limpo, qual em momentos lembra o vocal de: Rob Halford, sendo este um marco no ano seguinte, tendo a banda ja encaminhada para o Heavy/Thrash Metal.
- Cowboys From Hell - Lançado em 1990

 
                                              Fase: Heavy Metal/ Thrash Metal

 Depois vieram os seguintes albuns:
- Vulgar Display of Power - Lançado em 1992, com vocais gritados mais influenciados pelo hardcore( uma das influências do Thrash Metal) e um som de guitarra e baixo muito mais pesados.
-  Far Beyond Driven - Lançado em 1994, na última faixa deste albúm trás uma versão da música: Planet Caravan ( Black Sabbath).
- The Great Southern Trendkill - Lançado em 1996, um abúm violento, pesado, com vocais gritados e agressívos, chegando as vezes a beirar um grindcore, no caso da faixa "Suicide Note II".
- Official Live: 101 Proof - lançado em 1997, primeiro álbum ao vivo do Pantera. A capa do álbum foi feita para parecer uma garrafa de uísque, com um rótulo estampando um teor alcoólico de 101% e o número 5 referente ao tipo (como o Jack Daniel's leva o número 7), pelo fato de ser o 5º álbum da banda, sem contar os álbuns de Glam Rock/Hard Rock anteriores.
- Reinventing The Steel - Lançado em 2000, este albúm tras uma musica marcante: Revolution is My Name. Caindo também no gosto dos fãs.
- The Best of Pantera: Far Beyond the Great Southern Cowboys' Vulgar Hits -  lançado em 2003, é um álbum dos melhores êxitos da banda de metal dos Estados Unidos Pantera.
-Reinventing Hell: The Best of Pantera - Lançado em 2001, Nesta coletânea, lançada originalmente em 2000, estão presentes os clássicos do grupo e um DVD com as performances e bastidores.
Tendo ainda os Singles e EPs da banda ao longo do seu tempo de existência e videoclipes de algumas de suas musicas.
Tendo ainda um DVD triplo chamado: 3 Vulgar Videos From Hell, é um DVD lançado em 1999, relançado em 2006 pela banda de metal Pantera. Este DVD reúne todos os três vídeos da banda lar anterior (Cowboys from Hell: The Videos, Vulgar e Vídeo 3 Watch It Go) e apresenta vídeos de música, performances ao vivo, apresentações, entrevistas e imagens da banda em turnê e no estúdio de 1990 para cerca de finais de 1996 e início de 1997.
A banda começa a dar sinais de seu termíno, quando por um lado Phil Anselmo começou a se dedicar mais a seus projetos paralelos e por outro lado, Dimebag Darrel e seu irmão Vinnie Paul tambem passaram a se dedicar a seu projeto paralelo e nesse fogo cruzado encontrava-se o Rex Brown, qual segui depois com Phil Anselmo no segundo albúm de um de seus projetos paralelos. 
Então encontrava-se parada a grande banda de metal Pantera, com possibilidades de um retorno, quando em 2004, Dimebag Darrel foi assassinado no palco quando fazia um show, com o projeto paralelo que tinha juntamente com seu irmão Vinnie Paul, este assistiu toda a tragedia que veio a abalar o mundo dom metal.





Após a morte de Dimebag, uma reunião do Pantera tornou-se obviamente impossível, mas comentários públicos de Phil Anselmo após o tiroteio sugeriram que ele teria cogitado se reunir com a banda. Comecaram a ter acusações contra o Phil Anselmo, tais sem sentido.

A banda Pantera atingiu um grau de sucesso que poucas outras conseguiram.


                                                         R.I.P.  1966 - 2004



Metal Magic ( 1983)
Projects in the Jungle ( 1984)
I Am the Night ( 1985)
Power Metal  ( 1988 )
Cowboys from Hell ( 1990 )
Vulgar Display of Power ( 1992 )
Far Beyond Driven ( 1994 )
The Great Southern Trendkill ( 1996 )
Official Live: 101 Proof ( 1997 )
Reinventing the Steel  ( 2000 )
Reinventing Hell: The Best of Pantera  ( 2003 )
The Best of Pantera: Far Beyond the Great Southern Cowboys' Vulgar Hits! ( 2003 )








18/04/2011




















Nenhum comentário:

Postar um comentário